domingo, 6 de março de 2016

Motivos para Jogar Hearthstone


Sou um jogador casual apaixonado por Hearthstone. Adoro o card game da Blizzard e só não jogo mais porque não tenho notebook e internet boa mais tempo disponível.

Se você está em dúvida se deve se iniciar em Hearthstone, vou colocar aqui alguns motivos pelo qual eu recomendo o jogo. E, no final, alguns revés, porque nada no mundo é perfeito.


Número 1: Não requer reflexos rápidos, mas inteligência.

Meu primeiro motivo não torna Hearthstone um jogo nem melhor nem pior do que os outros. O jogo possui o sistema de turnos, onde cada jogador possui um tempo médio de dois minutos para realizar as suas ações. Pessoas que não possuem um tempo de resposta tão rápido como eu (saudades dos meus sofrimentos com Starcraft 2) podem desfrutar do jogo sem a pressão de agir rapidamente. Se você é desses, Hearthstone pode ser o seu jogo.


Número 2: Fácil de aprender.

Só existem três tipos de cartas em Hearthstone, que são os lacaios (equivalentes as criaturas), as habilidades e as armas (mas apenas cinco classes usam armas). A curva de aprendizado é muito amistosa. Existem muitas e muitas mecânicas no jogo, mas nenhuma delas é tão complexa a ponto de fazer com que o jogador tenha dificuldades em compreendê-la durante a partida em que a encontrou pela primeira vez.


Número 3: Competitivo o suficiente.

O principal modo de jogo (ao meu ver) é o modo ranqueado. O jogador começa no Rank 25 e conforme vai ganhando partidas vai ganhando estrelas. Vitórias em sequencia recompensam com estrelas bônus, porém derrotas em sequência removem apenas uma estrela. E, acima do Rank 1 existe o Rank lendário, que coloca os jogadores em ordem de melhor para pior.

Além disto, ao final de cada mês, você ganha prêmios baseado no seu Rank máximo (mesmo que você tenha caído), o que serve de estímulo extra para tentar avançar cada vez mais.

Para jogadores que gostam de competitivo, Hearthstone oferece uma experiência satisfatória. Existem os jogadores que procuram alcançar o maior Rank possível, existem aqueles que não descansam enquanto não alcançam o Rank Lendário, e mesmo que você alcance o nível de lenda, ainda existe a possibilidade de procurar avançar cada vez mais para uma colocação mais alta.

No futuro Hearthstone ainda vai dividir o modo Ranqueado em dois estilos, mas isto não é tema para agora.


Número 4: Possui modos fora do ranqueado.

Existem outros dois modos, muito divertidos, fora do formato ranqueado e amistoso.

No modo Arena, o jogador constrói um Deck escolhendo entre cartas que lhe são oferecidas de forma aleatória, independente das cartas que o jogador possui ou não. Então ele testa o seu baralho contra outros jogadores que também estão dentro da Arena, até atingir doze vitórias ou três derrotas, o que vier primeiro. O modo arena possui um metagame próprio devido a forma de montagem, e existem vários jogadores que adotam a Arena como seu modo de jogo principal.

Além disto, existem as Contendas da Taverna, um modo voltado para diversão. Toda semana, entre quarta e domingo, o jogador poderá jogar partidas usando regras diferentes ou Decks especiais. Toda semana o modo da Taverna muda e muito geralmente é bem divertido.

Ou seja, em Hearthstone existem diversas opções para jogar.


Número 5: PvE decente.

PvE significa "Player versus Enviroment" ou jogador contra ambiente. É usado para designar o modo de jogo onde se enfrenta não outras pessoas, mas o computador e sua inteligência artificial. Sim, a maioria dos jogos que existem são PvE.

Em Hearthstone temos o modo aventura, onde você monta um Deck e enfrenta chefões com habilidades e cartas especiais e exclusivas (alguns são bem apelões). O modo aventura também recompensa com cartas, algumas, inclusive, meio que obrigatórias para o jogo.

Apesar de ser um jogo focado na experiência PvP (Jogador contra Jogador), o modo PvE do Hearthstone é decente. Existem chefes muito interessantes e alguns encontros no modo heroico são muito difíceis e desafiadores (isto é, se você fizer como eu, e bolar sua própria estratégia ao invés de procurar por dicas e decks em blogs).




Agora, algumas desvantagens:

As Cartas Básicas são fracas demais. Algumas são consideradas inúteis se comparadas as que você consegue comprando na loja (com dinheiro ou Gold). Isto é ruim porque Hearthstone deveria, ao meu ver, ter um sistema onde as cartas básicas são balanceadas quando comparadas com as das expansões. Então, o jogador que está se iniciando no Hearthstone terá dificuldade de jogar até conseguir uma boa coleção. (Nota: No futuro o jogo irá rebalancear as cartas básicas e TALVEZ isto não seja mais um problema. Mas hoje é).

Apesar de não necessitar do uso de dinheiro, tentar avançar usando apenas Gold é um tormento. As aventuras saem bem mais em conta se compradas com dinheiro do que com Gold, que é ganho bem aos poucos. Eu gastei algo por volta de R$ 200,00 com Hearthstone, desde o seu lançamento até a data de hoje. Tem quem gaste mais, tem quem gaste menos. Me ajudou bastante. Conseguir o mesmo resultado é possível sem o uso de dinheiro, mas é preciso investir bastante tempo.

Fator sorte: Algumas vezes, as partidas são decididas por meio da sorte. Apesar de hoje o jogo estar mais balanceado e a sorte ainda não ser um elemento tão forte, ainda está presente e algumas vezes perder por causa da sorte do oponente é bem frustrante.



VEREDICTO FINAL: Vale a pena sim! Apesar de não ser perfeito, Hearthstone é muito divertido e oferece muitas opções para os jogadores. Para quem curte Card Game e tática, o jogo é uma boa pedida. Recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário