terça-feira, 21 de junho de 2016

A Jornada do Xamã: Totens parte 1


No WoW Vanilla existia um tipo especial de quest chamada Class Quest. Tratavam-se de um conjunto de quests exclusivas para cada classe e que traziam recompensas únicas.

Meu Xamã, aguardando o dia em que ficarei
rico e poderei viver apenas jogando.
No WoW Vanilla eu tenho um Shaman de nivel 60. E as Class Quests do Shaman mais relevantes são as quests para se obter os totems.

Antigamente havia uma mecânica que era a dos reagentes. Determinadas habilidades só poderiam ser usadas se você tivesse determinado item no inventário. Ladinos para usar Sumir (Vanish) tinham que ter uma bomba de fumaça no inventário. Um conceito que não acho nem pior nem melhor, apenas diferente, com seus prós e contras.

Daí que, os totems eram os reagentes de um conjunto de habilidades, mas, diferentemente dos outros reagentes, eles não são consumidos. Apenas ficam ocupando espaço na Bag eternamente e habilitam o uso de habilidades.

Bem, agora eu vou relatar todo o trajeto para conseguir estes totems. Aí vem Lore e aí vem um conjunto de jornadas!


O CHAMADO DA TERRA

Em Durotar, nova nação dos Orcs, os Xamãs iniciantes (Orcs e Trolls) iniciam suas vidas com habilidades do elemento terra. Healing Wave possui uma animação do elemento Terra. No nível 2 xamãs aprendem a encantar suas armas com o poder da terra e no nível 4 se aprende o Earth Shock, que antigamente servia para interromper e causar Silence.

Mas no nível 4 vinha uma quest especial também, Call of the Earth. Quem a inicia é Canaga Earthcaller o possível aprendiz de Shririk, a treinadora de Xamãs. Basicamente ele nos indica que é hora de entrar em comunhão com o espírito da terra mas para tal ele pede um simples teste: que nós consigamos dois cascos de Felstalker, em uma caverna ao norte, tomada pelo clã Burning Blade.

Conseguido os dois cascos, no retorno ele nos fala sobre o poder da terra, de proteger e acolher, e prepara um sapta, uma bebida espiritual. Nos orienta a procurar uma passagem secreta, encontrar a pedra espiritual e beber o sapta lá. Encontrando a Pedra Espiritual e bebendo, o Xamã ganha a habilidade de enxergar elementais da terra, e um elemental maior que os demais vai receber a quest. Ele vai falar um pouco sobre a paciência, persistência e força que são relacionados ao elemento terra e vai entregar uma parte do seu corpo, um quartzo.

Ao retornar para Canaga, ele vai pegar o Quartz e vai confeccionar um Totem da Terra para você a partir do Quartzo. Achei irado o fato do seu totem ser um pedaço de um espírito elemental da terra! fora isso você também ganha uma habilidade, Stoneskin Totem, que reduz o dano recebido por ataques corpo a corpo.


O RITO DE PASSAGEM DOS TAURENS

Taurens possuem uma linha de quests diferentes, porque eles podem ser Xamãs mas estão longe demais da area inicial dos Orcs e Trolls para irem até lá no nível 4.

A quest, de uma maneira geral é muito parecida com as que eu relatei. Seer Ravenfeather vai lhe chamar e contar que é chegada a hora de entrar em comunhão com a terra. Ela pede duas poções de líquidos que os xamãs dos Tuscos, em uma ravina próxima. Os Tuscos são muito ligados a terra, e as ravinas onde crescem espinhos gigantes tem relação com o sangue do Deus Animal Agamaggan.

Conseguido os líquidos, ela prepara um Spata e orienta o Xamã Tauren a bebê-lo na Pedra Kodo. Para os Taurens, o Kodo representa o elemento terra, persistente, paciente e ao mesmo tempo forte. A conclusão da quest é igual ao original, com o Elemental entregando um Quartzo, parte do seu corpo, para servir de matéria prima para o Totem.


O CHAMADO DO FOGO

O chamado do fogo fica disponível a partir do nível 10. O jogador é orientado a procurar Kranal Fiss, nos Sertões (nota: as pessoas costumam dizer que o nome dele é horrível). Ele lhe entrega a tocha do fogo adormecido e pede para voltar para Durotar (que ótimo) e dá orientações sobre uma nova passagem secreta, apenas para xamãs. Essa passagem secreta foi mais dificil de achar na primeira vez que a procurei, sem dicas, mas depois de encontrar foi possível subir e subir e subir até chegar no topo e dar de cara com um Troll solitário guardando um daqueles pratos de colocar fogo.

Ele pede para você dois itens antes de continuar o treinamento: o primeiro é um prato carregado pelos tuscos nos Sertões e o outro é um saco com reagentes de um dos cultistas do clã Burning Blade, na ravina ao norte de Razor Hill. Daí você tem que ir para os Sertões e para o norte de Razor Hill e coletar esses itens. Só não entendo qual a necessidade de um dos pratos dos Tuscos, eles são muito mais ligados a terra do que ao fogo. Os reagentes do clã de Warlocks até entendo, pois tem relação com o fogo, mas a ligação com os Tuscos... enfim!

Conseguidos os reagentes o pobre Troll Solitário prepara o Sapta e lhe dá a habilidade de ver os elementais do fogo. Mas se você acha que acabou, está enganado! É preciso subjugar o elemental, pegar as suas cinzas e acender uma chama usando o prato dos Tuscos, e assim acender a tocha do fogo dormente. Sim, subjugar o elemental do fogo! Eu adorei a ideia! Tem muito sentido com o poder do fogo, de consumir e derrotar.

Conseguindo concluir tudo é hora de voltar para o pobre coitado do Kranal e lhe entregar a tocha em chamas. Com ela, ele prepara o seu Totem do Fogo - sim, seu totem é uma tocha com uma chama que nunca se apaga - e você ganha o primeiro Rank da Habilidade Searing Totem, que fica atacando inimigos próximos com pequenas rajadas de fogo.

Curiosidade: No Vanilla, todos os totens era iguais aos totens
dos Taurens. Trolls e Orcs ganharam totems únicos no RoTLK

Agora faltam apenas o Chamado das Águas e o Chamado do Ar. Continuarei falando sobre isto em outra oportunidade.

Você pode ler a parte dois aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário