segunda-feira, 5 de março de 2018

O Problema do Roteiro do WoW

No marketing existe uma ferramenta que consiste em basicamente pesquisar como o público pensa para poder oferecer serviços e produtos que possam chamar a atenção ou agradar mais os consumidores.

Trata-se de uma ferramenta legítima e que possui sua importância, mas que não pode ser abusada, principalmente em alguns mercados como os que envolvem histórias sendo contadas (novelas, animes, jogos, etc). Basicamente porque a população média pensa como consumidor e não como escritores ou designers.

Um exemplo do que estou falando foi o que aconteceu com o final do mangá/anime Bleach. O roteiro passou a ser orientado pelos desejos dos fãs, dando o que eles desejavam e até revertendo a morte de um personagem muito querido, e o resultado foi terrível. A última saga de Bleach é muito ruim.

Um dilema semelhante acontece com o World of Warcraft, que é o maior tema do meu blog atualmente. Se for feita uma pesquisa rápida com os jogadores é possível ver que a maioria deles tem maior afinidade com a Aliança do que com a Horda. E os roteiristas e escritores do jogo se guiam a partir desta informação. Personagens da aliança são muito mais destacados do que os personagens da Horda, inclusive, durante Antorus não temos nenhum personagem da Horda participando do combate final contra a Legião. E o número de personagens Humanos é muito maior do que qualquer outra raça, o que se reflete inclusive no número de Campeões de Ordem da raça humana (só na Ordem dos Sacerdotes temos três).

Ao invés de criar personagens da Horda que possam equilibrar a disparidade entre a identificação dos jogadores, e criar conteúdo para ambas as facções de forma equilibrada, eles seguem pensando como população comum ao invés de roteiristas/designers neste sentido.

Este problema se reflete também em outros conteúdos. A morte de Vol'Jin e sua substituição por Sylvannas aconteceu, principalmente, porque Sylvanna's é a personagem mais querida dentro da Horda (tou mentindo?)

E com os Pandarens este problema se intensifica, porque a história deles continua sendo orientada como sendo uma raça de brincadeira fazendo paródia com Kung-Fu Panda. Quando poderíamos ter uma raça que tivesse uma perspectiva mais neutra e mais crítica dentro das facções - e talvez secretamente tentando construir um acordo de paz.  Mas ao invés disto temos personagens e histórias Pandaren sem relevância nenhuma: Ji Pata de Fogo não aparece na cinemática do banquete de comemoração da Horda; e a campanha da Ordem dos Monges foi em busca de uma cerveja, enquanto o mundo estava em guerra contra a Legião.

Eu sou um jogador que jogo em ambas as facções. Oito personagens nível 110 e contando. E queria ver histórias com grande relevância política de ambos os lados. É pedir muito que a Blizzard pare de usar os fãs como PRINCIPAL orientador de como suas histórias vão ser escritas?

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