terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A Contenda do Galo




Hoje o Festival do Ano do galo entrou no ar. Abri minha primeira caixa do Overwatch (só quero abrir as normais quando tiver 20 - atualmente tenho 17) e num ganhei nada demais, aí comprei mais 5 e me decepcionei porque vieram mais coisas do conjunto básico.

Mas o que eu queria falar era sobre a Contenda do modo de captura do galo. Claramente uma forma de colocar em teste o tão pedido e mega ultra clássico modo de capturar a bandeira. Um modo que seria muito bem vindo no jogo e é muito pedido.

Será que um mapa assim funcionaria em OW?
No vídeo de desenvolvimento, que você pode conferir clicando aqui, o desenvolvedor Jeff fala que o modo está sendo testado faz tempo e que o modo de captura da bandeira é visto mais como um modo por diversão pois seria muito difícil balancear o modo tendo em vista que temos personagens com habilidades de movimento muito convenientes. Nerfar as habilidades de movimento seria como matar parte do espírito do jogo, em que você é um indivíduo com grande habilidades, e ao mesmo tampo manter os personagens com essas habilidades garantem certas jogadas e momentos injustos.

Mas dependendo dos feedbacks e de como funcionar a nova contenda e como ficar o seu metagame específico, o modo de captura de bandeiras pode entrar para o Arcarde de forma mais efetiva e quem sabe ganhar um mapa próprio.

Vamos torcer para que isto aconteça.

Enquanto isto, eu espero que eles venham a fazer um mapa próprio para o modo de captura. E na minha opinião uma forma de fazer o modo ficar legal é criar um mapa em que habilidades de movimento não sejam determinantes para a vitória, não sejam tão úteis. Tinha um mapa do Unreal Tournament, de captura de bandeira, que consistia em dois túneis, um superior e um inferior, sem quase nenhum campo aberto. Este tipo de mapa seria perfeito, em que habilidades como o pulo do Winston e o vôo da Pharah não teriam grande repercussão.

Andem logo, cientistas da Black Mesa!
Imagina aí um mapa com corredores estreitos, como uma rede de esgotos!

Além do mais, ter habilidades incríveis é bem bacana, mas é igualmente massa enfrentar situações em que as suas habilidades não lhe dão tanta vantagem assim e você precisa se esforçar e bolar novas estratégias ou novas formas de usar as habilidades. E nem todo personagem precisa ser incrivelmente útil em todas as situações.


O que me lembra outra coisa que eu adoraria ver no Overwatch. Um modo de resgate de refens, igual tinha no Counter Strike (clássico!), e como os reféns andam como pessoas normais, habilidades de movimento não seriam igualmente determinantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário