Voltei a jogar Starcraft I. Eu já tinha antes, comprei a edição antologia depois de jogar um bocado a versão pirata, e cheguei até a penúltima missão do Episódio VI.
Desta vez quero zerar as campanhas e ir trazendo aqui a história para quem quiser se informar dela completa. E tentar zerar o Episódio VI.
Starcraft I possui seis episódios (referência ao Star Wars), com diversas missões bem bacanas - apesar de não ter os recursos de Starcraft 2. Se gosta de histórias de ficção científica ou é fã de Starcraft I mas tem preguiça de jogar e não encontra nenhum guia da história completo em português, se liga aqui.
EPISÓDIO I: GRITO REBELDE
O primeiro contato entre seres humanos e uma raça alienígena ocorre. Uma
frota de naves douradas de alta tecnologia aparece na órbita do planeta Chau
Sara e usam suas armas para queimar toda a superfície do planeta, varrendo toda
a vida existente.
A Confederação, um governo corrupto de grande poderio militar, fica com
receio de que as naves alienígenas ataquem o planeta vizinho, Mar Sara, que
também é seu território. Eles enviam um magistrado (o jogador) e o general
Edmund Duke para garantir a segurança e começam a mover as pessoas para um
ponto seguro. É então que o Magistrado conhece o delegado James Raynor.
Um conjunto de formas de vida não identificadas começa a se multiplicar
em Mar Sara. São uma raça semi-insetóide, mutante e sem tecnologia. James
Raynor perde contato com o posto água negra, e solicita ajuda ao Duke. Mas o
general apenas o manda aguardar na sua posição. O delegado, observando que o
esquadrão de Duke não faz nada, resolve desobedecer a ordem, resgata as forças
da estação água negra e se depara com um centro de comando terrano infestado.
Eles destroem a estrutura e então as forças de Edmund Duke aparecem e prendem
Raynor por ele ter destruído um centro de comando da confederação.
Os alienígenas continuam se multiplicando rapidamente e tomando uma boa
parte do planeta, e os esquadrões da Confederação não fazem nada. É neste
momento que Arcturus Mengsk entra em contato, oferecendo seu apoio para evacuar
os civis. Ele é o líder do grupo terrorista Filhos de Korhal, e um dos grandes
inimigos da Confederação. Existe toda uma fama negativa em torno dele, mas em
sua defesa Mengsk comenta que se trata de propaganda política da Confederação.
O magistrado (o jogador) aceita a ajuda de Mengsk, e consegue evacuar os civis,
mas em troca é declarado inimigo da confederação e terrorista.
Mengsk liberta Jim Raynor da prisão e oferece uma última missão. Entrar
na instalação Jackobs e roubar os arquivos da Confederação. Com o caos causado
pelos alienígenas, que se chamam Zergs, não deve ser complicado de se
infiltrar. Raynor aceita a missão e vai para lá com uma pequena força.
![]() |
Apesar de constar na imagem, no SCI Raynor estava preso nesta hora. |
FATO CURIOSO: Nessa missão, Raynor e seus soldados atacam e matam os
cientistas e civis da instalação, a menos que o jogador impeça as unidades,
deixando as unidades distantes deles.
Os Filhos e Korhal roubam os discos de dados da Confederação e em
seguida fogem. Os Zergs dominam toda a superfície do planeta. Trinta horas
depois, as naves alienígenas douradas, agora denominadas Protoss, aparecem e
usam suas armas para incinerar toda a superfície do planeta.
O Magistrado, Raynor e Mengsk viajam para o planeta Antiga Prime, cujos
habitantes estão iniciando uma revolta aberta contra a Confederação e buscando
independência. Após a destruição de Mar Sara, o Esquadrão Alpha de Edmund Duke
foi realocado para deter a revolta de Antiga Prime. Os Filhos de Korhal, por
outro lado, querem alimentá-la. Neste contexto Raynor conhece a segunda no comando
dos Filhos de Korhal, a tenente Sarah Kerrigan. O momento em que eles se
conhecem é fantástico.
Kerrigan: Capitão Raynor, eu terminei
o reconhecimento da área e... SEU PORCO!!!!
Raynor: O quê? Eu nem disse nada
para você ainda!
Kerrigan: É, mas você estava
pensando coisas.
Raynor: Ah, é mesmo... você é uma
telepata.
Durante o conflito em Antiga Prime, os Zergs se dirigem até o planeta,
por meio de formas voadoras que conseguem navegar no espaço sideral. Durante a
chegada dos Zergs o Cruzador de Batalha Norad II, nave do próprio General
Edmund Duke, é danificado e realiza um pouco de emergência no planeta, ficando
ilhado no meio de uma colônia Zerg. Ele envia uma mensagem solicitando um
resgate, mas a Confederação não responde.
Neste momento Mengsk envia ordens para que Edmund Duke seja resgatado,
deixando Raynor e Kerrigan ficam chocados pois Duke é um grande inimigo além de
ser conhecido como sem caráter. Mas Mengsk insiste no resgate e na
possibilidade de transformar um General da Confederação em um aliado. Após o
resgate, Mengsk usa de sua lábia para conseguir transformar Duke em um aliado
dos Filhos de Korhal: a confederação está com os dias contatos, melhor ser um
militar da nova ordem do que um general de um governo que não existe mais.
“Ele é a nossa cobra agora” – Arcturus Mengsk
As forças da confederação dominam o espaço aéreo e espacial de Antiga
Prime, criando um bloqueio. Neste tempo os discos roubados da Instalação
Jackobs são decodificados e é possível descobrir que os Zergs são atraídos por
sinais psiônicos, como os emitidos por fantasmas.
Raynor: Então eles estão aqui por
você, Kerrigan? Está ficando melhor a cada instante...
Kerrigan: Calado!
![]() |
O Emissor Psi |
Para escapar da Confederação, Mengsk consegue um Emissor Psi e ordena
Kerrigan que o utilize para levar os Zergs até as tropas da Confederação. Com
isso, os Zergs causam uma confusão muito grande, fazendo com que as forças
inimigas se desorganizem.
O próximo passo dos filhos de Korhal é atacar Tarsonis, o planeta sede
da Confederação Terrana. Mengsk envia Duke e o seu Esquadrão Alpha para tomar
controle da principal plataforma espacial. Raynor e Kerrigan são enviados para
missões paralelas e ficam se perguntando como Duke vai conseguir manter o
controle do território. O cruzador de batalha Norad II, agora consertado, e o Esquadrão
Alpha atacam de surpresa e conseguem derrotar os Esquadrões Delta e Omega.
Então o general ativa os Emissores Psi, atraindo os Zergs para Tarsonis. Raynor
e Kerrigan ficam fulos, mas Mengsk revela que foi ele mesmo quem autorizou o
uso dos emissores, para garantir que a Confederação caia provando do próprio
remédio – mesmo que isto signifique arriscar a vida de bilhões de civis.
Porém, agora ocorre o primeiro grande fato de Starcraft, um ato que muda
o destino de todos. A força expedicionária Protoss resolve agir ANTES dos Zergs
tomarem conta do planeta, e as suas naves começam a descer até Tarsonis. Mengsk
não pode admitir que isto aconteça, pois assim a Confederação vai ser salva,
então ele envia a Tenente Kerrigan para lutar CONTRA os Protoss e para PROTEGER
as colônias Zergs. Kerrigan, apesar de ser contra este plano, demonstra uma
imensa lealdade e fé em Mengsk, e se dirige ao ponto de batalha.
Raynor a questiona, mas Kerrigan esta resoluta na sua fé em Mengsk. Nesta
hora tomamos conhecimento dos rumores sobre experiências que a Confederação
realizava com Zergs e Kerrigan antes dela ser resgatada por Mengsk.
Ocorre o primeiro conflito oficial entre Terranos e Protoss, em Nova
Gettysburgo. Kerrigan protege as colônias Zergs e consegue fazer os Protoss
recuarem. Talvez porque eles nunca tenham enfrentado Terranos antes, eles não
possuíam experiência e conhecimento real sobre o poder de suas armas e táticas
para contra-atacar.
Os Zergs então conseguem se multiplicar a números alarmantes e passam a
atacar Tarsonis, os Protoss e as forças de Sarah Kerrigan. Ela solicita apoio e
resgate, mas Mengsk ignora o pedido, a deixando para morrer nas mãos dos Zergs.
Para James Raynor esta foi a gota d’água. A máscara caiu de vez: Mengsk
não era um líder revolucionário que buscava formar um novo governo, na verdade
ele era um homem ambicioso capaz de fazer qualquer coisa para conseguir chegar
ao poder.
Muitos membros dos Filhos de Korhal se rebelam sob a liderança de
Raynor. Uma das principais naves de Mengsk, a Hyperion, é roubada. É formado o
grupo de oposição chamado Saqueadores de Raynor (Raynor Raiders), que agora são
tratados como terroristas.
Após os acontecimentos Mengsk realiza um pronunciamento para todo o
setor que antes era comandado pela Confederação. Um terrível mal se abateu sob
Tarsonis – por pura coincidência –
mas os Filhos de Korhal não vão deixar os demais planetas sem proteção,
recursos e liderança... um novo
governo nasce, a Supremacia Terrana (Terran Dominion), para trazer ordem, união
e proteção a todos. E diante dos acontecimentos, Arcturus Mengsk afirma que ele
aceitará um grande fardo se declara o
Imperador da Supremacia
------------------------------------
E assim se encerra o
primeiro episódio de Starcraft I.
Apesar de só ter
quatro personagens, a trama política é muito boa e bem elaborada. Diante de um
ataque de forças alienígenas, nós, Humanos/Terranos, ainda não conseguimos
abrir mão de nossas ambições e usamos as raças alienígenas para nossos
interesses particulares. Essa falta de maniqueísmo sempre me atraiu em
Starcraft.
Em breve zerarei de
novo o Episódio II e escreverei sobre por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário