Encontrei o jogo em um dos anúncios de facebook e resolvi ir no site dar uma conferida. (Para deixar claro, esta foi a primeira vez que eu cliquei em um anúncio de facebook). Meu espanto foi ver que o jogo inteiro está localizado em português!!!
O jogo possui dois slogans. O primeiro diz "Um card game com velocidade" e diz respeito ao atributo de velocidade/agilidade que as cartas de criaturas possuem, além da vida e do ataque. O segundo slogan é "Um card game feito de jogadores para jogadores". E é um slogan bem verdadeiro pois o seu Designer principal é um dos vencedores do Campeonato Nacional de MTG. E ao ver a baixa popularidade atual do jogo (o que deve significar um retorno não tão grandioso monetariamente) é perceptível que a equipe continua investindo no jogo porque acredita na proposta do jogo e nos jogadores que apreciam o estilo.

O único card game que conseguiu se manter no mercado por mais de cinco anos, fora o Magic, é o Pokemon TCG. Mas ainda assim eu atribuo esse sucesso muito mais a base de fãs do que ao jogo em si.
Então, voltando para Spellweaver: Quero dizer que apesar de não ser o jogo perfeito, Spellweaver é um excelente card game e vale a pena conferir. Se tivesse bem mais investimento, poderia até ser um concorrente forte do Hearthstone. O jogo consegue reunir os elementos grandiosos e Magic the Gathering com a curva de aprendizado de Hearthstone.
Após passar por um tutorial, é ofertado ao jogador um dos seis Decks de Principiantes para escolher.
Cada Deck incorpora um dos Aspectos Magicos, a saber:
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Altar da |
Ordem: Equivalente a Mana Branca.
Sabedoria: Equivalente a Mana Azul.
Natureza: Equivalente a Mana Verde.
Corrupção: Equivalente a Mana Preta.
Fúria: Equivalente a Mana Vermelha.
Domínio: Seria a nova "Mana Roxa".
E quando eu digo equivalente, eu não estou brincando. A Ordem possui Anjos, Clérigos e Milicias; a mana; a Natureza possui Elfos, Entes, criaturas das florestas; a Fúria possui ênfase no Xamanismo, em Goblins, no elemento fogo; etc. E os estilos também são semelhantes.
A novidade fica por conta da "Mana Roxa", que envolve manipulação (política, mental e biotecnológica), vampirismo, conspiração, escravidão e nobreza (o título, não a virtude).
Os tipos de carta também são simples:
- Herói: Possuem uma mecânica parecida com os Heróis do wow-tcg. Você monta um Deck com um herói, que não pode ser trocado na partida, e ele possui um poder. Atualmente cada tipo de "mana" possui três heróis, todos fazem parte do Base Set.

- Criaturas: As criaturas lembram muito o Magic: todas elas possuem tribo, mesmo que isto não seja útil em nenhum momento. E elas possuem uma série de habilidades bem distintas e podem ocupar a linha de frente, em que podem atacar e ser atacadas, e a linha de suporte, em que não podem atacar nem ser atacadas diretamente.
- Magias: Surgem um efeito e desaparecem. Todas as magias do Spellweaver são instantâneas e algumas delas se tornam permanentes em campo.
- Artefato: São as cartas em menor número. São permanentes. Algumas são criaturas artefato. Existem duas subdivisões: os totens, que são permanentes do aspecto Rage, e os Implantes, que se anexam a uma criatura específica, e são do aspecto do Domínio.
Dito isto, vou listar pontos positivos e negativos.
PONTOS POSITIVOS:
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Exemplo de muitas mecânicas em uma carta. |
- Mecânicas: Spellweaver possui muitas mecânicas! Mas muitas mesmo! E não digo apenas no sentido das habilidades das criaturas, como voar, projeteis e furtividade, mas à quantidade de coisas diferentes que se pode fazer, como reciclar/reviver criaturas do cemitério, acumular energia em uma permanente para que ela depois use habilidades especiais, colocar criaturas na linha de trás, protegidas, enquanto as buffa para depois colocar na frente e elas causarem estrago; etc... Seria muito bom se a expansão viesse a ampliar os estilos de jogo.
- Construção de Deck: É possível construir Decks com várias aspectos, ou até mesmo usando todos os seis aspectos da magia. Todas as cartas podem ser combinadas entre si, com exceção das cartas de herói. Não é necessariamente melhor do que o Hearthstone, mas essa diferença empolga mais os construtores de Deck.
- Arte do jogo: A arte, de uma maneira geral, é muito boa. As cartas são bonitas e possuem ilustrações muito bem feitas e atrativas.
- Ações no turno do oponente: Uma das maiores criticas ao Hearthstone é que você não pode fazer nada no turno do oponente. Eu particularmente não acho isto ruim e me preocupei bastante com a ideia de um jogo onde você pode usar coisas no turno do oponente, será que ia dar certo? Pois bem, em Spellweaver deu certo. Não leva uma infinidade de tempo e a partida flui.
PONTO NEUTRO:
- Trilha Sonora: A trilha sonora do jogo é boa. Não que se trata de algo espetacular, pelo menos não me cativou. Mas também não é ruim. Tem músicas agradáveis e a música de batalha, eu diria que é média. Só tenho a reclamar de alguns efeitos sonoros que são meio irritantes. Na verdade o som que mais me irrita é quando você dá zoom em uma carta. Acho que depois vou dar uma sugestão lá para eles mudarem isto.
PONTOS NEGATIVOS:
- Tabuleiro: O tabuleiro do jogo não é atrativo, embora não seja feio. Porém, o que é problema em relação a ele são as proporções. As cartas ficam pequenas demais em jogo, de forma que não dá para apreciar verdadeiramente sua arte, e existem muitos espaços mortos no tabuleiro, espaços preenchidos com vazio.
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No modo de criação, são usados os Altares. |
MENÇÃO HONROSA:
Spellweaver é um jogo possível apenas pela paixão de jogadores de card-game. Não existem mega financiamentos por detrás do jogo, mas investimento de quem acredita e colaboração dos fãs. Foram os jogadores em colaboração com os produtores que levantaram fundos para conseguir criar um tabuleiro 3D, novos heróis, missões pve, um modo de criação e outras coisinhas. E os fundos não foram suficientes para conseguir implantar um modo de cooperação e um modo MMO.
Ou seja, Spellweaver segue adiante em um mercado dominado por mega corporações, tendo como apoio e combustível pessoas apaixonadas por Card Games.
VEREDICTO:
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Totems precisam de buff na próxima expansão. (A história se repete) |
Agora é um bom momento para começar a jogar, tendo em vista que no final de Maio virá a primeira expansão do jogo.
Então, baixe o jogo, dê uma chance e depois dê o feedback para a empresa sobre os pontos bons e negativos. Vale a pena como uma alternativa ao Hearthstone e não decepciona: apenas precisa ser mais bem polido.
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