Dia 01 de Agosto foi dia "de tiro" em termos de Pokemon Sun & Moon. A humanidade não estava preparada para o que estava por vir. Juro que não sabia que ia ter anúncio hoje! Nossa, por onde eu andava? Azeroth
Muitas novidades vieram e estão fazendo todo mundo crer que estes serão os melhores jogos de Pokemon de todos. Os novos pokemons estão muito legais, tanto os que queremos ter como os que queremos apenas para zoar. Como é o caso do Gumshoos, evolução do Yungoos, e apelidado carinhosamente de Donald Trump. Só pra entender o poder da referência, #MakeAlolaGreatAgain já ganhou destaque no Twitter.
![]() |
Separados no nascimento. |
Ainda estou torcendo também pelos outros três pokemons entidade de Alola, e espero que eles sigam o modelo do fan-base e sejam todos totems muito legais. (Sim, gosto de Totems. Sim, ainda tou devendo um texto sobre os Totems no WoW. Voltei férias agora, me deixa)

Agora a mudança mais impactante: Não teremos ginásios!!!! Isto é muito bom por um lado sim, pois a fórmula dos oito ginásios + Elite dos 4 durava já o quê? Vinte anos? Claro que se trata de uma fórmula que parece que nunca perderá a graça, afinal, são infinitas possibilidades de ginásios e de Lideres diferentes. E é muito bacana ver o ginásios e as insígnias. Mas pokemon precisava se renovar. E trazer uma nova linha narrativa, a do ritual de passagem, é bem bacana, diferente e ao mesmo tempo trás um novo olhar para a jornada pokémon.
Por fim, quero dizer não sobre o que foi dito, mas sobre o que não foi dito. Tenho duas considerações:
![]() | ||||||
Morri de procurar um Fanmade da Alola Jynx. |
1 - AUSÊNCIA DA EQUIPE MALIGNA: Até agora não existe traço da equipe maligna que existe em Alola. Será que o clichê de equipe do mal que tenta usar pokémon lendário foi abandonado? Principalmente após o fiasco que foi Team Flare sorry? Será que teremos uma narrativa centrada mais nos seus personagens, sua jornada e processo de crescimento e de passagem por rituais - sem que as crianças precisem combater uma organização adulta? Se sim, vai ser bem legal. Principalmente porque Lunaala e Solgaleo não serão pokemons a serem salvos, mas parte da jornada.
2 - AUSÊNCIA DE MEGA POKEMONS: Até agora não vimos nenhum novo mega pokémon. E não apenas isto, pois, a menos que tenha me escapado, nenhum mega pokémon também apareceu em nenhum trailer. Isto significa que os Mega Pokémons foram abandonados pelo jogo? Será que eles não deram muito certo no meta-game? Eu espero que não, mas apenas saberemos depois, principalmente se o Abra realmente ganhar uma versão lutadora. Caso os Mega Pokemons não estejam presentes, será que Moon/Sun vai fazer parte da linha temporal 2?
Calma aí! Mas o que é esse lance de linha temporal? Trata-se de uma constatação minha, mas tenho certeza que outras pessoas devem ter chegado a mesma conclusão. Existe três linhas temporais nos jogos de pokémon:
Linha 1: Primeira e Segunda geração. Kanto e Jotho são isoladas. A globalização é fraca.
Linha 2: Terceira, quarta e quinta geração. Mundo globalizado e muitas viagens entre regiões. Mega evoluções não existem.
Linha 3: Sexta geração. Kalos se envolveu em uma guerra com outra nação e Rayquaza mega evoluiu ao atingir um meteoro. O mundo é menos globalizado do que na linha 2, mas não é isolada como na linha de número 1.
![]() |
Coisa mais fofa! Kero! |
Se você levar em conta os diálogos da Zinnia no Episódio Delta dá para chegar nesta conclusão bem facinho.
Por último, a especulação final: Pokemons montaria serão substitutos dos HM. Não teremos mais Hidden Machines, mas ao invés disto, teremos pokemons emprestados para usar em campo. Eu torço para que seja sim, não curto mais a mecânica dos HM's.
ALOLA, PODE VIR SUA LINDA!
Meu último pedido para o jogo: Um rival que preste, por favor! X/Y teve cinco companheiros/rivais e nenhum valeu a pena, e ORAS também nem se fala direito. Se o jogo não tiver equipe vilã, não existem desculpas para que Sun/Moon não tenha um rival digno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário