Demorou, por conta de um monte de trabalho acumulado e porque eu vicei no Starcraft 1 (de novo) e já estou na metade do Episódio V. Além de que não aguentei e recomecei Wings of Liberty.
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EPISÓDIO III: A Queda
A Overmind conseguiu se instalar
na terra natal dos Protoss e começou um massacre. Os guerreiros dos
primogênitos se preparam para contra-atacar. O jogador agora assume o papel do
Executor Protoss (que segundo a história do Starcraft II, trata-se de Artanis).
Logo no começo, ele é recepcionado pelo membro da casta Judicante de nome
Aldaris, que foi eleito pelo Conclave (o conselho dos anciões) para guiar o
novo Executor.
A primeira ordem do novo Executor
é fortalecer as defesas em Antioch e se encontrar com o Praetor Fenix. Sim,
Fenix é um nome meio estranho para um guerreiro alienígena, tendo em vista que
é um nome místico do universo dos seres humanos, mas a gente lembra da Fênix
dos X-men e releva.
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Fenix, modelo do Mass Recall |
O executor realiza a sua primeira
tarefa com dedicação e lealdade e Aldaris confessa que a sua atuação restaurou
a fé dele na casta Templária, fé que foi abalada após Tassadar ter deserdado da
força expedicionária. Neste momento Tassadar intercepta a transmissão dizendo
que esperava mais fé dos Judicantes.
Tassadar explica que após os
Zergs terem devastado Tarsonis um sinal psiônico muito forte começou a ser
emanado do planeta vulcânico de Char. O executor não pôde seguir a sua ordem de
voltar à Aiur, ele tinha que verificar a origem do sinal, e ao chegar lá ele
percebeu que o sinal também atraiu os Templários das Trevas. O Prelado deles,
Zeratul, ensinou muitas coisas para Tassadar, dentre eles que apenas é possível
derrotar os Zergs se os Celebrados que os controlam forem destruídos. Fenix
concorda em colocar em prática um plano para destruir o Celebrado da casta
Baelrog. E Aldaris pede que Tassadar retorne logo à Aiur, pois ele pode sentir
a influência dos decaídos (os Nerazim) na mente de Tassadar. O antigo Executor
apenas diz que retornará quando for a hora correta.
Fenix e o Executor colocam em
prática o plano e destroem o Celebrado. O executor segue para a cidadela
enquanto Fenix fica para trás para observar o movimento dos Zergs. Porém o
Celebrado anteriormente destruído reencarna em um novo corpo. Aldaris declara
que foi tolice acreditar em Tassadar e que atacar celebrados indefesos não é o
jeito honroso de lutar dos Protoss, e que ao invés disto eles devem atacar o
enxame como um todo com fúria e coragem (é sério isso Aldaris?).
Aldaris comanda a maioria das
suas forças junto do executor para libertar a província de Scion enquanto Fenix
deve permanecer e guardar Antioch com um pequeno batalhão. Após cumprirmos
nossa missão, Fenix entra em contato solicitando reforços pois a casta Baelrog
iniciou um ataque à Antioch com forças muito superiores às de Fenix. Aldaris
comanda que o Praetor use todas as suas energias para combater os Zergs sem
reforços. Em suma, ele é deixado para morrer, e, de fato, os Zergs derrotam as
forças de Fenix.
(E assim somos introduzidos aos
Protoss, uma raça cheia de orgulho e incapaz de enxergar os próprios erros, e
que envia para a morte um dos seus maiores guerreiros, por soberba)
Os Protoss conseguiram libertar
Scion mas perderam Antioch e o lendário Fenix. Apesar disto, o Conclave
acredita que está ganhando a guerra contra os Zergs e se voltam para resolver
questões pessoais: eles enviam Aldaris e o Executor em uma missão para
encontrar e prender Tassadar, que deverá ser julgado em Aiur por traição.
As forças Protoss se movem para o
planeta vulcânico de Char. Aldaris reafirma a importância desta missão e
considera Tassadar uma ameaça maior do que os Zergs (!). Uma busca é iniciada e
o antigo Executor é encontrado junto do terrano James Raynor.
Tassadar: Executor! Eu já estava
perdendo a fé na possibilidade de um resgate!
Aldaris: Resgate? Nós estamos
aqui para lhe prender e lhe submeter à julgamento por traição!
Tassadar: Nosso planeta queima
com a ameaça Zerg e vocês viajam todo esse caminho para me prender?
Raynor: Não fique chateado,
camarada. Isto já aconteceu comigo uma vez.
Tassadar solicita o apoio do
Executor para encontrar Zeratul e os Templários das Trevas em Char, pois só o
poder deles pode matar os Celebrados. Tassadar também promete que assim que a
guerra contra os Zergs estiver ganha, ele irá se submeter ao julgamento do
Conclave. Apesar dos apelos do Judicante Aldaris, o Executor então resolve se
aliar à Tassadar e eles descem até a superfície de Char para encontrar Zeratul.
Aldaris faz um último apelo:
abandone a missão de Tassadar e o Conclave TALVEZ demonstre alguma piedade no
seu julgamento. Tassadar entretanto argumenta que o casta Judicante tem
controlado e usado a casta dos Templários para os seus próprios fins, e que é
hora dos Templários agirem por conta própria. A única salvação para Aiur é
encontrar Zeratul e os Templários das Trevas, pois as energias que eles
manipulam são as mesmas que fluem pelos Celebrados e pela Overmind. O Ataque ao
Celebrado em Antioch foi apenas para ensinar que as energias que os Protoss
usam são inúteis contra os Zergs.
Em Char, as forças Protoss se
preparam para invadir a instalação terrana, onde Zeratul está escondido, e para
tal ele precisa passar por um acampamento Terrano Infestado (Um centro de comando
infestado e alguns depósitos de suprimentos). Ao destruir as estruturas
terranas, o General Edmund Duke se revela com uma frota aérea declarando que
aquela área pertence aos Terranos e que caso eles não se retirem no seu ataque
aos Zergs ele irá atacar sempiedade. Isso gera um breve conflito entre o
Esquadrão Alpha e as forças do Executor.
Após destruir as forças Zergs ao
redor da instação, Tassadar entra levando consigo apenas dois Zealots (Zelotes)
e somos apresentados à cutscene mais aleatória do Starcraft.
Por que ela é aleatória: Não
havia necessidade de enfrentar os Terranos, a tecnologia que eles usam não é
muito correspondente com as forças que enfrentamos, o ambiente em que estamos
não se parece muito com Char e as forças Protoss usam um Arbitro, quando esta
unidade não faz parte do nosso Arsenal.
Mas apesar da cutscene ser meio
aleatória, ela é muito legal. Imagino que talvez ela tenha sido criada no
começo do desenvolvimento do Starcraft, e daí os criadores acharam ela tão
legal que tinham que colocá-la em algum lugar – qualquer lugar – dentro do
jogo. Talvez o breve confronto com o Edmund Duke na missão cinco esteja lá
apenas para justificar a existência da Cutscene na campanha. Afinal de contas, o que diabos ele ainda estava fazendo em Char?
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Zeratul no Starcraft 1 |
Tassadar explora a instalação
Terrana, que está repleta de Zergs e Terranos Infestados, e colabora com os
Soldados sobreviventes e também com Morcegos de Fogo e até com um Fantasma (já
pensou se esse fantasma fosse o Duran?). Após chegar em uma sala aparentemente
vazia, os templários das trevas, ocultos nas sombras, se revelam para Tassadar.
Zeratul se dispõe a voltar para Aiur, a terra natal do qual foram expulsos,
para poder salvá-la – apesar de temer que o Conclave não os acolherá.
Retornando para Aiur, Tassadar,
Zeratul e o Executor (Artanis) são recebidos por Fenix, cujo corpo foi
recuperado e cujos restos foram revividos e colocados dentro de um Dragoon para
mais uma vez servir aos Protoss. Mas as notícias não são nem um pouco boas para
o grupo. Aldaris e o Conclave retrataram Tassadar como um traidor e eles demandam
a sua prisão, assim como a execução de Zeratul por heresia. Apesar de não
esperar nenhum tratamento acolhedor por parte do Conclave, o grupo fica muito
surpreso em ver que os conservadores foram tão longe e começaram a mobilizar
suas forças para atacar. Fenix se une a nós, apesar da breve dor que ele sente
em descumprir as ordens do Conclave.
Um conflito ocorre entre as
forças de Tassadar, Zeratul e Fenix (com os três na linha de frente) e as
forças de Aldaris, da tribo Ara, com reforços da tribo Auriga. Porém, o
confronto entre forças Protoss, que deveriam estar se unindo em prol da
sobrevivência da espécie, é demais para que Tassadar possa aguentar. Mais do
que isto, este conflito está tomando tempo e energia das forças de proteção de
Aiur. Então, apesar do grande peso que sente, Tassadar se rende para o
Conclave, com esperança de que isto cesse os conflitos entre os Protoss e possa
salvar Aiur.
“Executor, não desista da luta”
Aldaris declara os crimes de
Tassadar: Ele se recusou a destruir os mundos Terranos, questionou diversas
vezes a vontade sagrada do Conclave, abandonou a terra natal de Aiur quando
solicitado a retornar e se aliou aos Templários das Trevas e aprendeu a usar os
poderes dele (o que é considerado o pior pelo Conclave). Tassadar foi preso em
extáse (nunca sei como se escreve), Raynor, Artanis e Fenix se reagrupam e os
Templários das Trevas Desaparecem no meio do caos.
Fenix se opõe radicalmente ao
julgamento de Tassadar como traidor e reagrupa as suas forças para resgatar o
Templário, apesar dele ter se entregue para ser julgado. Raynor comanda a
Hyperion a se juntar a operação de resgate, lutando lado a lado e ganhando o
respeito dos Protoss. Mas Aldaris já previa uma operação de resgate e realiza
uma emboscada assim que Fenix e Raynor se expõem após libertar Tassadar. Uma
emboscada que apenas não deu certo porque Zeratul e os Templários das Trevas
surgem das sombras e subjugam as forças dos Judicantes.
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Aldaris, Raynor e Zeratul lutam por Tassadar |
Aldaris e Zeratul iniciam uma
argumentação e o Prelado das Trevas impõe respeito e faz com que eles recuem.
Com o Conclave fora de ação e com
os Judicantes acuados, as forças do Executor podem se concentrar em eliminar a
Overmind. Neste momento, Zeratul revela que a sua mente tocou a da Overmind
quando ele matou o Celebrado de Char e que ele descobriu que a criatura foi
criada pelos Xel’Naga, as mesmas criaturas que fortaleceram os Protoss quando a
raça era primitiva. A Overmind cresceu para além da capacidade dos Xel’Naga de controla-la,
e se voltou contra seus criadores. Agora, o líder supremo dos Zergs pretende
terminar os experimentos dos seus criadores e formular a raça perfeita. Com
isto, não apenas o destino de Aiur está em jogo, mas o destino de toda a
criação. Os Protoss abrem caminho matando os Celebrados das castas Grendel e
Baelrog e em seguida se organizam para atacar a própria Overmind.
A casta Tiamat de Daggoth e a
casta Jormungad (a casta do celebrado do Episódio II, agora controlada pela
Overmind) guardam fortemente o seu líder supremo.
Zeratul e Tassadar assumem o
front de batalha, enquanto os Saqueadores de Raynor e a Hyperion assumem o
flanco, preparando um ataque em pinça. No início das operações, o Judicante
Aldaris inicia uma transmissão, onde ele assume que, após assistir o ataque aos
Celebrados, o Conclave assumiu que estava errado todo esse tempo. Aldaris deseja
aos guerreiros uma gloriosa batalha. EM TARO ADUN!
Raynor: Wow! Isto significa que
eles vão mandar reforços?
Mas os reforços não chegam. As
forças do Executor e as forças de Raynor batalham pelo oceano de Zergs e
conseguem ferir a Overmind mortalmente. Porém, a enfraquecida criatura inicia
uma recuada, usando seu enorme poder para abrir um portal psiônico. Os Protoss
também sofreram muitas baixas e perdas, e Tassadar realiza um ataque final à
criatura: ele coloca a sua nave, Gathrintor, em curso de colisão contra a
criatura canaliza as energias dos Templários das Trevas no casco, fazendo com
que o impacto extermine o líder supremo dos Zergs.
EPÍLOGO
Quando as energias caóticas se
dissiparam, os Protoss ouviram um longo silêncio. Graças ao nobre sacrifício de
Tassadar, a Overmind foi destruída, e os Zergs ficaram desorganizados. Porém, a
guerra contra os Zergs deixou Aiur devastada e as forças dos primogênitos
enfraquecidas. A vitória deixou os Protoss apenas com suas vidas. Um futuro
sombrio estava prestes a se aproximar a uma civilização que só conhecia a
glória.
Neste momento, no distante
planeta vulcânico de Char, Kerrigan, auto intitulada Rainha das Lâminas,
percebeu que aquela era a sua grande chance de ascensão.
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