sexta-feira, 23 de junho de 2017

A Jornada em Starcraft I, parte 3



Demorou, por conta de um monte de trabalho acumulado e porque eu vicei no Starcraft 1 (de novo) e já estou na metade do Episódio V. Além de que não aguentei e recomecei Wings of Liberty.


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EPISÓDIO III: A Queda

A Overmind conseguiu se instalar na terra natal dos Protoss e começou um massacre. Os guerreiros dos primogênitos se preparam para contra-atacar. O jogador agora assume o papel do Executor Protoss (que segundo a história do Starcraft II, trata-se de Artanis). Logo no começo, ele é recepcionado pelo membro da casta Judicante de nome Aldaris, que foi eleito pelo Conclave (o conselho dos anciões) para guiar o novo Executor.

A primeira ordem do novo Executor é fortalecer as defesas em Antioch e se encontrar com o Praetor Fenix. Sim, Fenix é um nome meio estranho para um guerreiro alienígena, tendo em vista que é um nome místico do universo dos seres humanos, mas a gente lembra da Fênix dos X-men e releva.

Fenix, modelo do Mass Recall
O executor realiza a sua primeira tarefa com dedicação e lealdade e Aldaris confessa que a sua atuação restaurou a fé dele na casta Templária, fé que foi abalada após Tassadar ter deserdado da força expedicionária. Neste momento Tassadar intercepta a transmissão dizendo que esperava mais fé dos Judicantes.

Tassadar explica que após os Zergs terem devastado Tarsonis um sinal psiônico muito forte começou a ser emanado do planeta vulcânico de Char. O executor não pôde seguir a sua ordem de voltar à Aiur, ele tinha que verificar a origem do sinal, e ao chegar lá ele percebeu que o sinal também atraiu os Templários das Trevas. O Prelado deles, Zeratul, ensinou muitas coisas para Tassadar, dentre eles que apenas é possível derrotar os Zergs se os Celebrados que os controlam forem destruídos. Fenix concorda em colocar em prática um plano para destruir o Celebrado da casta Baelrog. E Aldaris pede que Tassadar retorne logo à Aiur, pois ele pode sentir a influência dos decaídos (os Nerazim) na mente de Tassadar. O antigo Executor apenas diz que retornará quando for a hora correta.

Fenix e o Executor colocam em prática o plano e destroem o Celebrado. O executor segue para a cidadela enquanto Fenix fica para trás para observar o movimento dos Zergs. Porém o Celebrado anteriormente destruído reencarna em um novo corpo. Aldaris declara que foi tolice acreditar em Tassadar e que atacar celebrados indefesos não é o jeito honroso de lutar dos Protoss, e que ao invés disto eles devem atacar o enxame como um todo com fúria e coragem (é sério isso Aldaris?).

Aldaris comanda a maioria das suas forças junto do executor para libertar a província de Scion enquanto Fenix deve permanecer e guardar Antioch com um pequeno batalhão. Após cumprirmos nossa missão, Fenix entra em contato solicitando reforços pois a casta Baelrog iniciou um ataque à Antioch com forças muito superiores às de Fenix. Aldaris comanda que o Praetor use todas as suas energias para combater os Zergs sem reforços. Em suma, ele é deixado para morrer, e, de fato, os Zergs derrotam as forças de Fenix.

(E assim somos introduzidos aos Protoss, uma raça cheia de orgulho e incapaz de enxergar os próprios erros, e que envia para a morte um dos seus maiores guerreiros, por soberba)

Os Protoss conseguiram libertar Scion mas perderam Antioch e o lendário Fenix. Apesar disto, o Conclave acredita que está ganhando a guerra contra os Zergs e se voltam para resolver questões pessoais: eles enviam Aldaris e o Executor em uma missão para encontrar e prender Tassadar, que deverá ser julgado em Aiur por traição.

As forças Protoss se movem para o planeta vulcânico de Char. Aldaris reafirma a importância desta missão e considera Tassadar uma ameaça maior do que os Zergs (!). Uma busca é iniciada e o antigo Executor é encontrado junto do terrano James Raynor.

Tassadar: Executor! Eu já estava perdendo a fé na possibilidade de um resgate!
Aldaris: Resgate? Nós estamos aqui para lhe prender e lhe submeter à julgamento por traição!
Tassadar: Nosso planeta queima com a ameaça Zerg e vocês viajam todo esse caminho para me prender?
Raynor: Não fique chateado, camarada. Isto já aconteceu comigo uma vez.

Tassadar solicita o apoio do Executor para encontrar Zeratul e os Templários das Trevas em Char, pois só o poder deles pode matar os Celebrados. Tassadar também promete que assim que a guerra contra os Zergs estiver ganha, ele irá se submeter ao julgamento do Conclave. Apesar dos apelos do Judicante Aldaris, o Executor então resolve se aliar à Tassadar e eles descem até a superfície de Char para encontrar Zeratul.

Aldaris faz um último apelo: abandone a missão de Tassadar e o Conclave TALVEZ demonstre alguma piedade no seu julgamento. Tassadar entretanto argumenta que o casta Judicante tem controlado e usado a casta dos Templários para os seus próprios fins, e que é hora dos Templários agirem por conta própria. A única salvação para Aiur é encontrar Zeratul e os Templários das Trevas, pois as energias que eles manipulam são as mesmas que fluem pelos Celebrados e pela Overmind. O Ataque ao Celebrado em Antioch foi apenas para ensinar que as energias que os Protoss usam são inúteis contra os Zergs.

Em Char, as forças Protoss se preparam para invadir a instalação terrana, onde Zeratul está escondido, e para tal ele precisa passar por um acampamento Terrano Infestado (Um centro de comando infestado e alguns depósitos de suprimentos). Ao destruir as estruturas terranas, o General Edmund Duke se revela com uma frota aérea declarando que aquela área pertence aos Terranos e que caso eles não se retirem no seu ataque aos Zergs ele irá atacar sempiedade. Isso gera um breve conflito entre o Esquadrão Alpha e as forças do Executor.

Após destruir as forças Zergs ao redor da instação, Tassadar entra levando consigo apenas dois Zealots (Zelotes) e somos apresentados à cutscene mais aleatória do Starcraft.


Por que ela é aleatória: Não havia necessidade de enfrentar os Terranos, a tecnologia que eles usam não é muito correspondente com as forças que enfrentamos, o ambiente em que estamos não se parece muito com Char e as forças Protoss usam um Arbitro, quando esta unidade não faz parte do nosso Arsenal.

Mas apesar da cutscene ser meio aleatória, ela é muito legal. Imagino que talvez ela tenha sido criada no começo do desenvolvimento do Starcraft, e daí os criadores acharam ela tão legal que tinham que colocá-la em algum lugar – qualquer lugar – dentro do jogo. Talvez o breve confronto com o Edmund Duke na missão cinco esteja lá apenas para justificar a existência da Cutscene na campanha. Afinal de contas, o que diabos ele ainda estava fazendo em Char?

Zeratul no Starcraft 1
Tassadar explora a instalação Terrana, que está repleta de Zergs e Terranos Infestados, e colabora com os Soldados sobreviventes e também com Morcegos de Fogo e até com um Fantasma (já pensou se esse fantasma fosse o Duran?). Após chegar em uma sala aparentemente vazia, os templários das trevas, ocultos nas sombras, se revelam para Tassadar. Zeratul se dispõe a voltar para Aiur, a terra natal do qual foram expulsos, para poder salvá-la – apesar de temer que o Conclave não os acolherá.

Retornando para Aiur, Tassadar, Zeratul e o Executor (Artanis) são recebidos por Fenix, cujo corpo foi recuperado e cujos restos foram revividos e colocados dentro de um Dragoon para mais uma vez servir aos Protoss. Mas as notícias não são nem um pouco boas para o grupo. Aldaris e o Conclave retrataram Tassadar como um traidor e eles demandam a sua prisão, assim como a execução de Zeratul por heresia. Apesar de não esperar nenhum tratamento acolhedor por parte do Conclave, o grupo fica muito surpreso em ver que os conservadores foram tão longe e começaram a mobilizar suas forças para atacar. Fenix se une a nós, apesar da breve dor que ele sente em descumprir as ordens do Conclave.

Um conflito ocorre entre as forças de Tassadar, Zeratul e Fenix (com os três na linha de frente) e as forças de Aldaris, da tribo Ara, com reforços da tribo Auriga. Porém, o confronto entre forças Protoss, que deveriam estar se unindo em prol da sobrevivência da espécie, é demais para que Tassadar possa aguentar. Mais do que isto, este conflito está tomando tempo e energia das forças de proteção de Aiur. Então, apesar do grande peso que sente, Tassadar se rende para o Conclave, com esperança de que isto cesse os conflitos entre os Protoss e possa salvar Aiur.

“Executor, não desista da luta”

Aldaris declara os crimes de Tassadar: Ele se recusou a destruir os mundos Terranos, questionou diversas vezes a vontade sagrada do Conclave, abandonou a terra natal de Aiur quando solicitado a retornar e se aliou aos Templários das Trevas e aprendeu a usar os poderes dele (o que é considerado o pior pelo Conclave). Tassadar foi preso em extáse (nunca sei como se escreve), Raynor, Artanis e Fenix se reagrupam e os Templários das Trevas Desaparecem no meio do caos.

Fenix se opõe radicalmente ao julgamento de Tassadar como traidor e reagrupa as suas forças para resgatar o Templário, apesar dele ter se entregue para ser julgado. Raynor comanda a Hyperion a se juntar a operação de resgate, lutando lado a lado e ganhando o respeito dos Protoss. Mas Aldaris já previa uma operação de resgate e realiza uma emboscada assim que Fenix e Raynor se expõem após libertar Tassadar. Uma emboscada que apenas não deu certo porque Zeratul e os Templários das Trevas surgem das sombras e subjugam as forças dos Judicantes.
Aldaris, Raynor e Zeratul lutam por Tassadar
Aldaris e Zeratul iniciam uma argumentação e o Prelado das Trevas impõe respeito e faz com que eles recuem.

Com o Conclave fora de ação e com os Judicantes acuados, as forças do Executor podem se concentrar em eliminar a Overmind. Neste momento, Zeratul revela que a sua mente tocou a da Overmind quando ele matou o Celebrado de Char e que ele descobriu que a criatura foi criada pelos Xel’Naga, as mesmas criaturas que fortaleceram os Protoss quando a raça era primitiva. A Overmind cresceu para além da capacidade dos Xel’Naga de controla-la, e se voltou contra seus criadores. Agora, o líder supremo dos Zergs pretende terminar os experimentos dos seus criadores e formular a raça perfeita. Com isto, não apenas o destino de Aiur está em jogo, mas o destino de toda a criação. Os Protoss abrem caminho matando os Celebrados das castas Grendel e Baelrog e em seguida se organizam para atacar a própria Overmind.

A casta Tiamat de Daggoth e a casta Jormungad (a casta do celebrado do Episódio II, agora controlada pela Overmind) guardam fortemente o seu líder supremo.

Zeratul e Tassadar assumem o front de batalha, enquanto os Saqueadores de Raynor e a Hyperion assumem o flanco, preparando um ataque em pinça. No início das operações, o Judicante Aldaris inicia uma transmissão, onde ele assume que, após assistir o ataque aos Celebrados, o Conclave assumiu que estava errado todo esse tempo. Aldaris deseja aos guerreiros uma gloriosa batalha. EM TARO ADUN!

Raynor: Wow! Isto significa que eles vão mandar reforços?

Mas os reforços não chegam. As forças do Executor e as forças de Raynor batalham pelo oceano de Zergs e conseguem ferir a Overmind mortalmente. Porém, a enfraquecida criatura inicia uma recuada, usando seu enorme poder para abrir um portal psiônico. Os Protoss também sofreram muitas baixas e perdas, e Tassadar realiza um ataque final à criatura: ele coloca a sua nave, Gathrintor, em curso de colisão contra a criatura canaliza as energias dos Templários das Trevas no casco, fazendo com que o impacto extermine o líder supremo dos Zergs.





EPÍLOGO
Quando as energias caóticas se dissiparam, os Protoss ouviram um longo silêncio. Graças ao nobre sacrifício de Tassadar, a Overmind foi destruída, e os Zergs ficaram desorganizados. Porém, a guerra contra os Zergs deixou Aiur devastada e as forças dos primogênitos enfraquecidas. A vitória deixou os Protoss apenas com suas vidas. Um futuro sombrio estava prestes a se aproximar a uma civilização que só conhecia a glória.

Neste momento, no distante planeta vulcânico de Char, Kerrigan, auto intitulada Rainha das Lâminas, percebeu que aquela era a sua grande chance de ascensão.

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